Água? Onde a podemos encontrar?

Bem sabemos que a água é um recurso abundante no nosso planeta indispensável à vida. Na natureza a água pode apresentar-se nos estados sólido, líquido e gasoso, no entanto,  não se encontra distribuída uniformemente.


Na Terra, 97,3% da água está nos Oceanos, sob a forma de água salgada, sendo no entanto imprópria para o consumo do homem. Os restantes 2,7% são água doce, mas desta 3\4 estão contidos nos icebergues e glaciares sob a forma de gelo. Só 1\4 desta água doce pode ser usada pelo homem, estando esta parte diminuta sujeita à poluição tornando-se não potável.

Tenham sempre em mente que:

A água faz parte do meio ambiente, portanto, sua conservação e bom uso são fundamentais para garantir a vida no nosso planeta.

E atenção que

- O  uso cada vez mais intenso dos recursos hídricos tem obrigado à adoção de medidas de regulação e modificação dos cursos de água o que gera constantes variações nos ecossistemas e microclimas, prejudicando assim a fauna a flora e os habitats;

- O aumento da contaminação da água é também uma das características mais importantes do uso dos recursos hídricos em todo o mundo. Por exemplo, nos países em desenvolvimento poucas cidades contam com estações de tratamento para os esgotos domésticos, agrícolas e industriais, incluindo os agrotóxicos.

Em suma, não é por acaso que o planeta Terra é também chamado de planeta Azul, devido a sua grande massa de água. Contudo, a água potável disponível é uma parte muito pouco significativa do volume total mas, se não a desperdiçarmos chegará seguramente para as gerações vindouras caso contrário… ora no caso contrário normalmente ninguém pensa.

“Estamos cá hoje, hoje há água para todos nós, os nossos filhos, os nossos netos, se não tiverem acesso a ela, logo se verá!”

Decerto que não é isto que queremos para o futuro de quem mais amamos. Porém, cuidado! Ás vezes pensamo-lo!



A equipa,

Projectaquae ;D

About these ads

About this entry