O nosso projecto

Olá a todos!

Como já se passaram algumas semanas desde a planificação do nosso projecto, pensámos que seria uma boa altura para divulgarmos o seu esboço.

O esquema seguinte representa  uma abordagem bastante simplificada do que será o projecto final.

Sem títulodsfghj

NOTA: É preciso ter em conta que esta planificação está continuamente sujeita a alterações em consequência de novas ideias que irão surgir ao longo do ano.

Funcionamento:

1- As águas pluviais serão recolhidas através de caleiras dispostas pelos cerca de 600 m2.

Escoam pelos canos 1 até ao reservatório de águas pluviais.

2- A partir do reservatório de águas pluviais, a água também pode ser drenada para os jardins e lavagens dos transportes escolares, pelo cano 2.

3-  Através de uma bomba, a água é elevada desde o reservatório até ao depósito de armazenamento, pelo cano 3.

Por meio de outra bomba, a água proveniente dos lavatórios será também dirigida para o depósito de armazenamento.

Objectivos do depósito de armazenamento:

  • Está localizado numa zona elevada, permite que a água armazenada desça por gravidade, não implicando o consumo de energia.

  • Este depósito permite armazenar as águas pluviais e águas que foram anteriormente usadas para lavar as mãos, ou seja, têm detergentes. Assim, evita que estas águas lixiviais se misturem com as águas pluviais armazenadas no reservatório que também serão utilizadas para a rega dos jardins, visto que estas águas contêm detergentes que contaminam os solos.

1-  A água, a partir do depósito de armazenamento, será dirigida para os autoclismos das sanitas.

2- Em casos extremos, quando o reservatório atingir o máximo da sua capacidade, o excesso de água será libertado para o esgoto.

Dispositivo 6:

  • Este dispositivo de controlo tem como função evitar que o depósito de armazenamento ultrapasse a sua capacidade. Deste modo, quando este depósito estiver cheio, este dispositivo vai cessar a actividade da bomba, impedindo a drenagem de água do reservatório para o depósito.

Nota: Este sistema funcionará de modo independente da rede de água da escola, com o objectivo de compensar eventuais baixos índices de pluviosidade.

Fiquem bem, até à próxima!

A equipa,

Projectaquae =D


About this entry